O ALUNO COM TDAH EM SEU PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR: RELATO DE CASO

Autores

  • PATRICIA DE CERQUEIRA PRETTI PCP

Palavras-chave:

Palavras-chave: TDAH, Família, Intervenção Multidisciplinar, Comunidade Escolar, Medicação.

Resumo

Objetivo: Relatar a percepção dos professores e colaboradores em um caso de Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) no contexto escolar, em especial na sala de aula mediante sua complexidade e diversidade de influências. Detalhamento do Caso: Criança de 10 anos com déficit de atenção compartilhada desde 2 anos e características limítrofes que sugeriu o Autismo de alto desempenho, desde então submetida a acompanhamento multidisciplinar, recebeu laudo de TDAH aos 6 anos e prescrição do possível uso de medicação. A família manteve somente a intervenção terapêutica multidisciplinar até os 10 anos, quando iniciou tratamento farmacológico devido aos prejuízos de aprendizado e comportamental relatados pela escola. Encontra-se em terapia cognitiva-comportamental, atividades extracurriculares e uso de medicação e tem se preservado de forma mais consciente, o que reforça positivamente os instrumentos utilizados. Considerações Finais: Uma política de formação educacional pública e privada continuada contribuirá para que o TDAH não seja reduzido a questão biológica e uso de medicação. Enfatiza-se a composição de um plano terapêutico com a participação da família, escola e tratamento multidisciplinar. 

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Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos