ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A CRIANÇA COM ANEMIA FALCIFORME: REVISÃO NARRATIVA

Autores

  • Angelina Rafaela Debortoli Spinassé Faculdade Vale do Cricaré
  • Lucas Matos Marques
  • Nathálya Freires Schetine
  • Vanuza Rodrigues da Assunção

Palavras-chave:

Anemia falciforme, Criança, assistência de enfermagem

Resumo

RESUMO: OBJETIVO: O presente artigo trata-se de uma revisão narrativa, com enfoque na assistência de enfermagem a anemia falciforme em crianças do Brasil. Tem como o objetivo identificar o papel do enfermeiro na assistência prestada a esses pacientes do nascimento até o fim da vida, e podendo assim melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão narrativa valendo-se das pesquisas que já foram publicadas até o presente momento nos últimos 10 anos, a partir de 2010. O método de pesquisa utilizado é de suma importância pois permite a síntese de múltiplos estudos já publicados, sendo assim um método valioso para enfermagem, já que que grande parte dos profissionais e/ou acadêmicos não tem tempo para realizar uma leitura completa de todos os conteúdos disponíveis.

RESULTADOS: Nossos resultados demonstraram a importância e a assistência de enfermagem com criança com doença falciforme e destacou os seguintes cuidados para evitar crises dolorosas: Buscar atendimento médico imediato se houver qualquer doença febril, evitar temperaturas muito altas ou muito baixas, evitar esforço excessivo ou estresse, incentivar a ingesta hídrica para manter o sangue mais fluido.  CONCLUSÃO: A equipe de saúde deverá estar atenta aos sinais e sintomas da doença falciforme, principalmente no processo de cuidar da criança. Os cuidados de enfermagem são de extrema importância para que as crianças acometidas com a doença falciforme tenham a oportunidade de ter uma expectativa de vida saudável.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos