O GREENWASHING E SEUS EFEITOS CONTRAPRODUCENTES EM EMPRESAS DE COSMÉTICOS DA CIDADE DE SÃO MATEUS/ES

Autores

  • Juliana Freitas Santos Faculdade Vale do Cricaré

Palavras-chave:

Indústria, Greenwashing, Cosméticos

Resumo

Nos últimos tempos, a indústria cosmética vem crescendo cada vez mais, principalmente em virtude da pandemia do Covid-19. A busca pelo autocuidado propagado nas redes sociais, tem mudado o comportamento de compra dos consumidores. Todavia, existe uma prática adotada por diversas empresas, chamada de “marketing verde” ou também conhecida como, greenwashing, que traz em seus discursos, posicionamentos e até mesmo nas embalagens dos produtos, ações contrárias e que não demonstram responsabilidade com o meio ambiente e os animais, fazendo com que os consumidores acreditem em um falso discurso. Dessa forma, considerando a atual era tecnológica e mesmo com o fácil acesso à informação, desejou-se conhecer o que levam os consumidores a serem ludibriados com o greenwashing de empresas da indústria cosmética e seus efeitos junto a lojas físicas de cosméticos situadas na cidade de São Mateus/ES, avaliando a procura por cosméticos sustentáveis, a motivação da transição de cosméticos convencionais para o uso de cosméticos sustentáveis e o conhecimento dos lojitas a cerca do greenwashing. A partir deste estudo bibliográfico, consultando materiais já elaborados, foi possível identificar e mapear empresas de cosmésticos da cidade de São Mateus/ES e por meio de pesquisa qualitativa, mensurar a busca por cosméticos sustentáveis e o conhecimento sobre greenwashing entre os empresários e colaboradores dessas lojas. Sendo assim, observou-se que há certa precariedade de informações por parte do consumidor e por parte das empresas, principalmente por ser um mercado relativamente novo e ainda não ser considerado importante para grande parte das pessoas.

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Publicado

2021-12-21

Edição

Seção

Artigos