UMA PERCEPÇÃO SOBRE AS DIFICULDADES DE GESTÃO ENFRETADAS POR GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Maiza Assis Aguiar Rodrigues Faculdade vale do Cricaré
  • Edicleia Santos de Souza Faculdade vale do Cricaré
  • Nilton Ribeiro Faculdade vale do Cricaré

Resumo

Os desafios inerentes à gestão são encontrados em todas as organizações, porém, na administração pública, é possível observar que os desafios e as dificuldades de gerenciamento parecem estar cercados de um maior grau de complexidade. Esta complexidade tende a ser maior, principalmente, na gestão de escolas públicas onde, em sua maioria estão sob a responsabilidade de um pedagogo. Assim, surge a seguinte questão: Quais as dificuldades de gestão que os diretores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, localizadas na área urbana da cidade de São Mateus possuem para o gerenciamento das unidades escolares? Em busca da resposta, o estudo buscou entender e identificar os principais problemas de gestão presentes nas escolas, sob o ponto de vista dos diretores. Para esta finalidade utilizou-se a pesquisa de levantamento. De uma população de 20 escolas, 19 gestores e gestoras foram entrevistados. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas, com o auxílio de um questionário composto por perguntas abertas e fechadas. A principal conclusão auferida pela pesquisa foi que, normalmente, os diretores transferem a responsabilidade pelos resultados não alcançados e dos problemas identificados, para terceiros, principalmente para órgãos superiores.

Downloads

Publicado

2020-07-23

Edição

Seção

Artigos